‘O morador de Belmonte é tratado como turista’, afirma vereador Mathyas Barreto sobre tarifa da balsa

Em entrevista exclusiva, parlamentar detalha frentes de atuação para garantir ‘tarifa de nativo’ a belmontenses e propõe comissão intermunicipal para negociar com concessionária.


POR PORTAL DO GUAIAMUM

06/04/2026 13h10

A indignação com os preços praticados na balsa que liga Santa Cruz Cabrália a Belmonte, via distrito de Santo André, ganhou eco no Legislativo Municipal. Em entrevista ao Portal do Guaiamum, o vereador Mathyas Barreto classificou os valores atuais como “desproporcionais e injustos”.

Segundo o parlamentar, a diferenciação tarifária fere o princípio da isonomia, uma vez que o belmontense, que utiliza o serviço por necessidade diária, paga o mesmo valor que um visitante sazonal.

“Hoje, infelizmente, o morador de Belmonte vem sendo tratado como turista. Isso penaliza diretamente o cidadão que depende dessa travessia para trabalhar ou buscar serviços básicos”, pontuou Barreto.

As três frentes de atuação

Questionado sobre o que pode ser feito juridicamente e no âmbito da Câmara para reverter a situação, o vereador detalhou três estratégias principais que já estão em curso em seu mandato:

  1. Articulação Institucional: Proposta de criação de uma comissão formada por vereadores e membros do Executivo para diálogo direto com a Prefeitura de Cabrália e a empresa concessionária.

  2. Indicação Formal: Apresentação de um requerimento na Câmara solicitando a criação da tarifa de morador para belmontenses, nos moldes do benefício já concedido aos residentes de Cabrália.

  3. Análise Jurídica: Estudo sobre a legalidade da diferenciação atual para possível provocação do Ministério Público (MP) e órgãos reguladores, caso o tratamento desigual persista.

União de forças e próximos passos

Sobre projetos em andamento, Mathyas Barreto confirmou que defende publicamente uma política tarifária igualitária. Ele também fez um apelo público à gestão municipal.

“Essa não é uma pauta isolada, é uma luta coletiva. Fiz um apelo para que o prefeito Iêdo Elias e todos os 11 vereadores se unam nessa causa. Precisamos fortalecer a cobrança junto aos responsáveis pela concessão”, afirmou.

O vereador concluiu reafirmando que o mandato não se omitirá: “Seguiremos firmes buscando medidas concretas para corrigir essa distorção e garantir respeito ao povo de Belmonte”.

VEJA TAMBÉM

Leave a Comment